O etanol derivado da cana-de-açúcar traz reduções de até 90% nas emissões de gases causadores do efeito estufa se comparado aos combustíveis convencionais. Hoje a cana pode ser considerada a matéria-prima de biocombustível mais eficiente em uso no mercado. Dentre todas as matérias-primas do etanol presentes na natureza, a cana-de-açúcar é a mais simples e produtiva, o que dá ao Brasil uma grande vantagem, visto ser esse o principal produto de extração de etanol no país. Com mais de 30% da produção mundial, o Brasil é o segundo maior produtor de etanol do planeta, atrás apenas dos EUA. O etanol brasileiro tem baixa toxicidade e obedece a rigorosas especificações técnicas e padrões internacionais. É fonte limpa e acessível de combustível renovável, reduz significativamente emissões de GEE quando comparado a outros combustíveis, tem alta produtividade por hectare de cana-de-açúcar plantado e alto rendimento como fonte energética.
De 1990 até os dias de hoje, a Piracicaba Engenharia se consolidou como um dos maiores especialistas em etanol de cana no país. De lá pra cá já projetamos diversas usinas completas, além de centenas de projetos para aumento de produção industrial, instalação e equipamentos e demais processos de produção de etanol. Somos especialistas nos processos de fermentação, tratamento do caldo e destilação.
Hoje trabalhamos com as últimas tendências e tecnologias disponíveis no mercado, projetando fábricas modernas, respeitando e preservando o meio ambiente com o conceito “Lançamento Zero de Efluentes".
Nossa expertise em etanol de cana foi o que nos capacitou para a integração com o etanol de milho, construindo a primeira planta flex de etanol do Brasil.